domingo, 15 de janeiro de 2012

Os Doze trabalhos de Hércules - Os Estábulos do Rei Augias

A Elida, antiga região a noroeste da península do Peloponeso, na Grécia, limitava-se ao norte com a Acaia; a leste com a Arcádia, ao sul com a Messênia, e a oeste com o mar Jônio, mas sua extensão variava de acordo com as mudanças em sua influência política. Era habitada por gente guerreira, tanto que depois da 1ª Guerra do Peloponeso, iniciada por volta de 435 a.C. em conseqüência, sobretudo, do choque entre Esparta e Atenas, envolveu-se na maioria dos conflitos ocorridos na Grécia, geralmente como aliada de Esparta. O controle dos jogos olímpicos, durante vários séculos, deu ao povo da Elida considerável prestígio.

Um dos seus reis foi Áugias, que participara da expedição dos argonautas. Filho do rei Hélios (Sol), ele herdara um rebanho com cerca de três mil bois, mas durante trinta anos jamais limpara os estábulos onde alojava os animais, razão pela qual essas instalações e áreas que as cercavam acumulavam quantidade tão grande de esterco que em determinados trechos a camada de excrementos chegava a ter alguns metros de altura. A limpeza dos estábulos de Áugias foi a tarefa que o rei Euristeu, de Micenas, entregou a Hércules, com a condição, porém, de que ela deveria ser efetuada em um único dia. Tal incumbência desagradou ao herói grego, mas como ele havia assumido o compromisso de realizar cerca de doze trabalhos determinados pelo soberano micênico, não lhe restou alternativa senão partir para a Elida a fim de satisfazer a quinta exigência real.

Chegando ao palácio de Áugias, Hércules combinou com o soberano e seu filho Fileu, que receberia pagamento pelo serviço executado, exigindo que essa indenização correspondesse à décima parte do rebanho existente. O rei de Elida aceitou a proposta sem demonstrar qualquer discordância porque, no seu modo de ver as coisas, a tarefa não conseguiria ser executada dentro do prazo estipulado. Mas Hércules, que havia examinado preliminarmente a área a ser saneada, já tinha um plano em mente, e por isso tratou de realizá-lo.

Bem próximo aos estábulos passava o rio Alfeu, ou Rufia, cujo volume e força de suas águas correntes eram mais que suficientes para o que Hércules tinha em mente. O mau cheiro por ali era intenso, tão intenso que não permitia a aproximação de ninguém, mas mesmo assim o herói iniciou sua operação limpeza. Procurou o lugar apropriado e ali escavou a terra abrindo aos poucos uma larga passagem por onde o rio começou a fluir, abandonando o leito antigo. Bastou ao herói grego desviar o seu curso para que a correnteza penetrasse como um turbilhão espumante pelo estábulo à dentro, depois percorresse a pastaria adjacente sem que nada impedisse a sua passagem, arrastando consigo os restos animais ali depositados, os paus, as pedras e tudo o mais que fosse móvel e se encontrasse no caminho que aquela enxurrada incontrolada percorria buscando um escoadouro natural que a levasse de volta ao próprio leito, e dali em direção ao seu destino, que era o mar. Não foi preciso muito tempo para que Hércules fechasse a brecha que abrira na margem do rio, e quando as águas que passavam pelo estábulo finalmente secaram, tudo por ali estava limpo, como desejava o rei Euristeu, pois as toneladas e toneladas de esterco tinham sido levadas pelo Alfeu. E tudo isso em poucas horas.

Hércules foi, então, ao rei Áugias, mas este se recusou a efetuar o pagamento combinado alegando que o herói servia a Euristeu, e não a ele. Hércules invocou o testemunho de Fileu diante dos juízes, e o rapaz honestamente confirmou o combinado entre seu pai e o herói, mas o rei, encolerizado, não pagou o que devia e ainda expulsou os dois do seu reino. Mais tarde, quando os doze trabalhos a que estava obrigado a realizar já haviam sido completados, Hércules retornou a Elida para destronar o rei Áugias e colocar Fileu em seu lugar. Alguns mitólogos relatam que um primeiro exército organizado pelo herói foi derrotado, mas a segunda expedição por ele organizada conseguiu derrotar o rei de Elida e seus aliados...





Achei um livro em bem interessante sobre Hércules, mostrando os Doze Trabalhos numa visão esotérica:


“Ele [Hércules] representa o Filho de Deus encarnado, mas ainda imperfeito, que definitivamente toma em suas mãos a natureza inferior e, voluntariamente, submete-se à disciplina que fará emergir o divino que carrega consigo. É a partir do homem que falha, mas que é sinceramente sério e inteligentemente consciente do trabalho a ser realizado, que se forma um Salvador do Mundo”


Segue o link: http://www.entreirmaos.net/wp-content/uploads/2010/10/Os-Doze-Trabalhos-de-Hercules.pdf

0 comentários:

Postar um comentário